Notícias

image

O que é software? Entenda de forma fácil e rápida!

Embora tenha um conceito simples, o software engloba um vasto conjunto de aplicações na área de Tecnologia de Informação (TI). Um dos primeiros relatos de um software foi registrado no século XIX quando Ada Lovelace, conhecida como a primeira programadora da história, escreveu um algoritmo que possibilitou à Máquina Analítica calcular uma sequência conhecida como Números de Bernoulli.

Embora tenha nascido com esse evento, o software só ganhou esse nome anos depois, na década de 1940. Ele surgiu com um trocadilho com a palavra hardware, em que trocou-se o prefixo “hard” (rígido) para “soft” (macio), para dizer que software é tudo o que não está ligado à parte física do dispositivo.

Mas, afinal, o que é software?

Presente na rotina de todos aqueles que utilizam aparelhos tecnológicos, o software é um conjunto de dados ou instruções que informam um mecanismo como trabalhar. Em outras palavras, é todo programa presente no computador, celular ou em outros dispositivos que possibilite a execução de funções, englobando sistemas operacionais, aplicativos, scripts, macros e instruções de código embarcado diretamente (firmware). Conclui-se, com isso, que um software pode se manifestar de inúmeras formas.

Tipos de software

Com base em sua aplicação, os softwares são classificados em três grandes categorias: softwares de programação, de sistema e de aplicativo.

Software de programação

São as ferramentas utilizadas pelo programador para desenvolver novos programas e softwares, incluindo diferentes linguagens de programação (C, Java, Python, Swift, etc), compiladores, intérpretes, depuradores, dentre outros. 

Os editores de texto, embora sejam classificados como softwares de aplicação, também se enquadram como softwares de programação, uma vez que podem ser utilizados para escrever códigos.

Software de sistema

Os softwares de sistema, por sua vez, são responsáveis por gerenciar o comportamento do hardware de um dispositivo, oferecendo as funcionalidades básicas exigidas pelos usuários e por outros programas. Sistemas operacionais como Windows, macOS, Linux, iOS, Android, se enquadram nessa categoria. Outros exemplos são firmwares, softwares de automação industrial, drivers e motores gráficos de jogos.

Em alguns casos, no entanto, softwares de aplicação podem assumir o papel de sistemas operacionais, como ocorre no Chrome OS, em que o navegador é um software de sistema e de aplicação simultaneamente. 

Software de aplicação

Essa categoria inclui programas mais conhecidos, como players de vídeo e música, jogos, editores de textos, calculadoras, navegadores, aplicativos de redes sociais e etc. Um software de aplicação permite que o usuário realize uma ou mais tarefas específicas. 

Embora tenha aplicabilidades muito positivas, essa categoria inclui softwares maliciosos, os chamados malwares, que são desenvolvidos para causar danos nos seus dispositivos e podem inclusive roubar os dados armazenados nos dispositivos.